Maduro herda série de problemas econômicos de Chávez

Noticias

Inflação alta e falta de dólares para pagar a importação de alimentos são parte da "herança maldita" que Chávez deixou para Maduro. Especialistas dizem que governo deverá cortar alguns subsídios à população.

Nicolás Maduro segura pintura do ex-presidente Hugo Chávez durante comício Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters
Nicolás Maduro segura pintura do ex-presidente Hugo Chávez durante comício


O ex-presidente Hugo Chávez não deixou somente uma legião de fãs do chavismo na Venezuela, mas também uma herança "maldita" para seu herdeiro político Nicolás Maduro, que venceu as eleições presidenciais deste domingo e governará o país pelos próximos seis anos.


Os problemas herdados do "comandante" não são poucos. Inflação alta, gastos públicos excessivos, dólares insuficientes para pagar a importação de alimentos e honrar a dívida externa, além de falta de alguns produtos nos supermercados são alguns dos problemas que chamam a atenção.


No comando da Venezuela por 14 anos, Chávez nacionalizou diversas empresas – sendo que muitas delas se tornaram ineficientes – e não conseguiu romper com a dependência histórica do país da receita gerada pela extração do petróleo.


"Além de não escapar da dependência do petróleo, o governo não conseguiu fortalecer outros setores industriais. Esses são alguns dos graves problemas que não existem só desde [o governo] Chávez, mas que nos últimos anos só aumentaram de tamanho", diz Stefan Peters, especialista em Venezuela da Universidade de Kassel, na Alemanha.


Comentários