A estátua de Bruce Lee


Bruce Lee, o mais influente artista marcial de todos os tempos, estaria fazendo 72 anos de idade. Quase quarenta anos após sua morte, seu legado continua incrivelmente tão vivo como nunca. Em Hong Kong, onde vários de seus filmes foram feitos, uma estátua foi erigida em 2005 e se tornou um local de peregrinação de seus fãs de todo o mundo. O cenário deslumbrante dacidade chinesa é perfeita para a famosa pose de ataque de Bruce no filme "A Fúria do Dragão" de 1972.



O que poucos sabem é que esta estátua é resultado de um projeto colaborativo de uma legião de fãs honcongueses que levantaram mais de 100 mil dólares para erigir a escultura em honra da lenda do Jeet Kune Do. A estátua está ao lado da orlaAvenida das Estrelas de Hong Kong. Em fotos, parece que tem mesmo o tamanho real de Bruce (1,71 m), mas na verdade tem 2,5 metros de altura.



A estátua foi criada por Cao Chong-en, um dos escultores mais famosos da China, mas mais pessoas se envolveram no projeto. Shannon Ma, o renomado animador 3D e Yuen Tai-yung, um célebre cartunista de Hong Kong, foram convidados para dar dicas no trabalho. A caligrafia chinesa na estátua foi criada pelo sinólogo de destaque, o professor Rao Zong-yi.


Os filmes de luta e ação tem um marco bem estabelecido: antes e depois de Bruce Lee. Muito do mise-en-scéne e das coreografias dos filmes de luta são até hoje explorados à exaustão. Os pouco atores que são realmente praticantes de artes marciais na atualidade como Chuck Norris, Jackie Chan, Jean Claude van Damme e Steven Seagal são menininhas comportadas se comparados a Bruce.



Comentários