sábado, 9 de março de 2013

Telha branca pode reduzir temperatura da casa em 6 graus

Além de manter o interior do imóvel mais fresco, o material reduz a temperatura da superfície do telhado em até 18ºC


Reprodução

A Top Telha apresentou ao mercado nesta semana, um produto inovador que promete refrescar a temperatura de uma casa em até 6 graus. Trata-se de uma telha branca, que recebe um revestimento que usa tecnologias de ponta da Dow, uma das mais importantes provedoras de soluções químicas do mundo.



O produto foi lançado na Expo Revestir 2013, feira do setor de revestimentos, que termina nesta sexta-feira (8), em São Paulo.

A proposta é simples, mas revolucionária. O telhado de alta reflectividade reduz consideralvelmente a temperatura nas edificações, contribuindo para uma maior eficiência energética e uma menor geração de CO2.. Para se ter uma idéia, pode representar uma redução de até 6ºC no interior de um imóvel e aproximadamente 18ºC na superfície de um telhado, dependendo do tipo de material e condições climáticas.

A telha branca (cool roof) está alinhada à proposta da Green Building Council, entidade que promove mundialmente as tecnologias sustentáveis, que lançou em 2009 a campanha "One Degree Less" (Um Grau a Menos), com o objetivo de conscientizar e diminuir o excesso de calor nas grandes cidades. A ação já estimulou a pintura de mais de 450 mil m² no mundo todo, o que equivale à retirada de 45 mil carros de circulação ou 45 mil toneladas de carbono.


Segundo Luiz Fernando Marchi Jr., diretor industrial da TopTelha, este revestimento vai além de uma pintura branca comum, já que forma uma membrana protetora elástica, mais resistente e duradoura, apropriada para condições de exposição extrema ao meio ambiente, como por exemplo, raios solares (UV), umidade e alterações de temperatura. Portanto, possui maior resistência e durabilidade para acompanhar os movimentos de expansão e de contração do substrato, em função das mudanças climáticas, sem trincar.



As tecnologias da Dow em polímeros 100% acrílicos e aditivos de última geração, como Primal, Ropaque e Evoque, são utilizadas no revestimento das telhas cerâmicas e conferem alta resistência contra umidade, intemperismo, acúmulo de sujeira e aumentam a reflexação dos raios solares devido a melhoria substancial da dispersão dos pigmentos e aditivos reflectivos, o que garante a alta performance para este tipo de aplicação. 


A perspectiva é que o produto esteja disponível para o consumidor no mês de julho.

Vantagens e pontencial do telhado branco

● Redução de 6ºC na parte interna da casa;

● Redução de 18ºC na parte superior do telhado;

● Redução de 1ºC na temperatura do planeta, caso 40% dos telhados sejam brancos;

● Até 90% de reflexão dos raios solares;

● Economia de 20% no gasto com ar condicionado;

● Economia de 20 a 70% no consumo de energia elétrica.

Especificações técnicas da telha branca

● Comprimento: 418mm

● Largura: 249 mm

● Altura: 75mm

● Telhas por metro quadrado: 13,5

● Peso médio: 2,9kg

● Absorção de água: <13 nbsp="" p="">
Serviço:
Expo Revestir 2013
De 05 a 08 de março
Transamérica Expo Center, São Paulo
www.exporevestir.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas