Esqueça a madeira! Veja pisos que a imitam com perfeição

Conheça materiais cada vez mais fiéis ao original, mas que pesam menos no bolso e na consciência

Divulgação
Em porcelanato, o Piso Parquet, da Coleção Highwood (Eliane), lembra os tradicionais deques de madeira e dá uma aparência elegante a áreas externas, como varandas e terraços.
Se você é um apaixonado por pisos de madeira, mas fica com peso na consciência só de pensar em quantas árvores foram derrubadas para fazer aquele lindo assoalho, pode relaxar! Agora você pode contar com modelos que parecem madeira, mas acredite: não são.

Pensando na preservação ambiental, nos últimos anos os fabricantes investiram em produtos alternativos à matéria-prima maciça e o resultado não poderia ser melhor: materiais cada vez mais fiéis ao original, mas que pesam menos no bolso e na consciência. "Antigamente, as imitações não convenciam, mas hoje reproduzem os padrões com perfeição", afirma Carlos Rossi, arquiteto da Formica. 

Hoje, há acabamentos cerâmicos, vinílicos, cimentícios, porcelanato e até de alumínio que trazem a textura da matéria-prima e ainda custam menos. Outras vantagens são a durabilidade maior e a facilidade de manutenção. 

Divulgação
Pisos e paredes de espaços internos ou externos podem receber o porcelanato Atlântica Beige, da linha Actual (Itagres). As peças de 23 x 67 cm são retificadas.

Para garantir a aparência fiel à madeira, na hora de instalar as emendas devem ficar praticamente imperceptíveis. Uma dica para obter um resultado impecável é optar pelo porcelanato retificado, que tem peças de tamanho regular, visual uniforme e que permite um rejuntamento mínimo, de cerca de 2 mm. Também vale investir em rejuntes com cores bem próximas às do material natural


Divulgação
A linha Tecnostar, da Itagres, tem um visual gasto e é fabricado com cerâmica esmaltada. Cai bem para ambientes internos e externos.


Antes de decidir por um modelo alternativo, fique atento para um detalhe: se o ambiente já tiver madeira verdadeira, não aplique nenhum produto que a imite no mesmo local. Tentar colocar a madeira e a imitação no mesmo ambiente vai resultar em uma combinação destoante, sem harmonia. Por isso, se você já tem um piso de madeira, nem pense em substituit apenas aquela parte que está velha e desgastada. O ideal é tirar todo o piso antigo para depois aplicar as peças que imitam madeira. 

Divulgação
O Nature BW, porcelanato da linha Eco Nature (Portinari), pode ser assentado em pisos e paredes dentro e fora de casa. Disponível também com acabamento antiderrapante, ideal para áreas molhadas.
Como há uma grande variedade de marcas e modelos disponíveis no mercado, também são grandes as diferenças de preço. Então, vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de comprar. E independente do modelo escolhido, uma coisa é certa: você terá um espaço muito bonito, durável e que não vai pesar no seu bolso. Ah, isso sem falar que o meio ambiente agradece! (Fontes: casa.com.br e Tem Dicas)


Divulgação
Com aparência de material de demolição, o revestimento Madeira, da linha Tecnostar (Tecnogres), é fabricado em cerâmica esmaltada. O produto é adequado tanto para ambientes internos quanto externos, como varandas e deques. As placas costumam ser usadas no chão, mas também existe a possibilidade de revestirem paredes.









Comentários

  1. O revestimento Tecnogres como é vendido: em metro quadrado? E quanto custa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário