Conheça a Fruta : Pitaya ou Fruta dragão



Pitaya ou  Pitaya ou Fruta dragão, abre suas belas flores brancas com centro amarelo somente ao escurecer e apenas no verão. Além disso é um excelente porta-enxerto para outras cactáceas. 

Pode ser plantada em vasos, ou entre fendas de pedras e árvores como epífita, onde se fixa através de suas raízes aéreas. Seus frutos saborosos e exóticos são muito procurados, apresentam polpa branca e casca rosa. Diz-se ainda que tem poderes medicinais


Fruta

Existem três variedades, todas com a pele folhosa:

Hylocereus undatus, branca por dentro com pele rosa.


Hylocereus polyrhizus, vermelha por dentro com pele rosa.






Selenicereus megalanthus, branca por dentro com pele amarela.
Pitaya amarela (Selenicereus megalanthus)


A fruta pode pesar entre 150-600 gramas e seu interior, que é ingerido cru, é doce e tem baixo nível de calorias.Da fruta se faz suco ou vinho; as flores podem ser ingeridas ou usadas para fazer chá.
As sementes se assemelham às do gergelim e se encontram dispersas no fruto cárneo.

Crê-se que a variedade de interior vermelho é rica em antioxidantes.

As Damas-da-noite devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em substrato leve, próprio para epífitas e misturado com terra de jardim e matéria orgânica. Não aprecia o frio e deve ser regada periodicamente. Multiplica-se por sementes e estaquia.  

Pitaya

Pitaya é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas do México e América do Sul e também cultivadas no Vietnã, Malásia, Israel e China . O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.


Clima e solo


Pode ser cultivada de 0 até 1.800 metros acima do nível do mar, desde que as temperaturas sejam em média de 18 a 26°C, com chuvas de 1.200 a 1.500 mm/ano, mas se adapta também a climas mais secos.



Utilização

As Pitayas de casca vermelha, particularmente, são grande fonte de Vitamina C.
Pitayas são ricas em fibras e minerais, principalmente fósforo e cálcio. as vermelhas são ricas em fósforo, as amarelas em cálcio.

As sementes são ricas em gordura poliinsaturada, e as vermelhas em particular possuem pouca gordura saturada.
Pitaias também possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres.
Em Taiwan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arroz como fonte de fibras.  
Pitaya supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea. Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.



Comentários