Veja como são feitos desenhos em cafés e capuccinos

Sabor e beleza são combinados em duas técnicQuem é que não gosta de começar o dia com um bom cafézinho? E já pensou em deixar seu café ou capuccino mais bonito? Você pode começar seu dia com um café delicioso e ainda com desenhos de flores, corações, bichinhos, rostos, palhacinhos, folhas, abstratados, as opções são inúmeras.

Reprodução


São duas técnicas usadas para este tipo de arte: o free pour, ou pouring, quando o barista cria formas a partir da maneira com que derrama o leite sobre a xícara e o sketching, ou grafismo, que usa calda e palitos para os desenhos. Este foi o tema do workshop ministrado pelos baristas Gabs Howacker, Philipe Glazer, da The Family Coffe Shop, Wagner Oliveira e Bruno da Silva Santos, da Feito a Grão, durante a sétima edição da feira Espaço Café Brasil.

A técnica free pour exige muita habilidade, pois o que vai determinar nela é a forma de virar a leiteira derrubando mais ou menos leite e creme sobre cada ponto da xícara. De acordo com os baristas que praticam a técnica, o maior segredo está no ponto ideal do leite. "É a crema do leite que forma o desenho, mas para fazer a latte art é preciso que ele esteja mais líquido do que o ponto normal do capuccino. Ele deve estar lido, sem bolhas", explicou Wagner. Para conseguir a forma desejada no café, primeiro os especialistas derramam a parte líquida do leite no fundo da xícara, e depois, com pequenas pausas, vão arrumando a inclinação da leiteira para fazer a espuma.

Reprodução


"A tulipa é um desenho clássico desse tipo de latte art. Quando a xícara chega na mesa, a pessoa sempre diz 'nossa, que lindo!'", afirmou Wagner. Para formar as pétalas e a quantidade delas vai depender muito do diâmetro da xícara. "Dá para fazer a latte art em qualquer tipo de recipiente, depende apenas de habilidade e treino. Um diâmetro maior lhe dá mais mais possibilidades e oferece mais espaço para criatividade, mas se for muito grande é mais difícil conseguir manter as proporções certas entre o café e o leite", disse Phillipe.

Reprodução


No momento de fazer os desenhos no café, é preciso inclinar a xícara fazendo um ângulo maior com a leiteira. "O leite preferido para a latte art é o fresco tipo A. Ele deve estar frio e ser aquecido imediatamente antes de você começar a fazer o desenho. Dessa forma será mais fácil atingir o ponto certo", explica Wagner. Como o leite não pode ficar muito quente, Philipe deu uma dica para quem gosta de café pelando: "antes de servir o café, esquente a xícara em água bem quente. Assim, ela vai conseguir manter a temperatura por mais tempo sem que precise esquentar demais o leite e o café".

Reprodução


Outros desenhos clássicos e muito tradicionais do free pour são a roseta e o coração. "Quanto mais fino for o bico da leiteira, maior será a precisão do desenho", informou Wagner. No entanto, a técnica de sketching proporciona muito mais possibilidades. Com a ajuda de caldas, chocolate, canela em pó e palitinhos, que funcionam como uma caneta, a criatividade corre solta sobre o leite. "Você também pode misturar as duas técnicas fazendo formas ao derramar o leite e depois desenhar sobre eles com o palito", disse Wagner.

Reprodução


Quem já tem certa habilidade para desenhar começa com uma vantagem, porém, o segredo da latte art, segundo quem entende, é a prática. "Treinando bastante, em dois anos, já dá pra fazer coisas bem legais. Em três, pode estar aqui, falando no meu lugar, brincou Philipe. (Fonte: Terra)
as que exigem prática e muita habilidade.

Comentários