Tudo Sobre a Mexirica ou Tangerina

Tangerina, mexeriqueira, bergamota, vergamota, laranja-cravo, laranjamimosa, laranjamandarim, tangerinacarioca e tangerinamineira são alguns dos nomes, usados em diferentes regiões do Brasil, para designar algumas variedades de frutas cítricas comumente conhecidas pelo nome de mexerica.




As árvores que produzem essa fruta têm tamanho médio e são espinhosas, com copa cheia e arredondada, formada por folhas pequenas de cor verde-escura. As flores, de perfume muito suave, são brancas e bem pequenas. A mexerica se diferencia dos outros cítricos porque sua casca se solta facilmente dos gomos e por ter um emaranhado de fibras cobrindo a polpa, em vez da membrana branca que caracteriza os outros cítricos.


As variedades mais conhecidas de mexerica são: mexerlca-cravo: muito suculenta, com sabor um pouco ácido; mexerica comum: um pouco maior que a anterior, também saborosa e suculenta, mas menos ácida; poncã de gomos grandes e casca bem solta da polpa; poncã-extra: de casca grossa e bem enrugada, gomos grandes e nem sempre muito suculenta.
Em geral, a mexerica é consumida ao natural, quando se apreciam melhor o sabor e o aroma levemente perfumado. Com as mexericas-cravo e a comum preparam-se sucos, refrescos, sorvetes e cremes. Não é aconselhável fazer compotas ou geléias com essa fruta, pois ela não tem muita consistência. O uso da mexerica na cozinha é bem mais restrito que o da laranja.

A mexerica' de boa qualidade deve ser pesada em relação ao tamanho e ter a cor e a textura da casca próprias de cada variedade (quando a casca é fina e frouxa o fruto não é de boa qualidade). Se a mexerica estiver opaca, com mofo e manchas ao redor do cabo, é sinal de deterioração. 

Na hora da compra, pressione levemente a fruta com os dedos. Se ela estiver firme, está em bom estado. Também é possível encontrar mexerica em forma de sucos enlatados, concentrados e congelados, assim como refrescos prontos para o consumo.



Guarde em lugar fresco e arejado, evitando colocar as frutas umas sobre as outras para que não amassem. Quando maduras, conservam-se bem por quatro ou cinco dias. Depois começam a amolecer ou embolorar. Não é aconselhável guardar a mexerica na geladeira.

Comentários