Santa Catarina registra -5,6°C e tem neve em plena primavera

Cidade com temperatura mais baixa foi Bom Jardim da Serra. Fenômeno foi visto por moradores da cidade de São Joaquim, que tem sensação térmica de -9°C


Neve pode ser vista na cidade de São Joaquim (SC) e durou cerca de 20 minutos
























Os moradores da cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, presenciaram queda de neve no quarto dia de primavera na noite desta terça-feira (25). O fenômeno começou fraco, às 21h10, de ontem (25). As cidades Bom Jardim da Serra e São Joaquim registraram as temperaturas mais baixas de todo o Estado, com -5,6°C e -3,1°C, respectivamente.






Nesta manhã, a neve continuou a cair sobre a cidade de São Joaquim. Com sensação térmica próxima aos -9ºC, os flocos de neve começaram a cair por volta das 6h e pararam. O fenômeno foi curto e durou cerca de 20 minutos. Após 7h, voltou a nevar na região.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram), a presença de neve durante a estação da primavera não é algo novo na região. Tal fenômeno já foi registrado pelo menos três vezes pelo instituto. O registro mais recente de neve nesse período ocorreu em setembro de 2008.

Segundo o Climatempo, a previsão para a próxima madrugada ainda será muito fria em toda a região Sul. Uma forte massa de ar polar avançou sobre a região Sul do País e derrubou a temperatura. O frio intenso associado a alta umidade favoreceu a ocorrência de neve na serra catarinense.


Alessandro Buzas/Futura Press
Cariocas enfrentam forte chuva nesta manhã. Aeroporto ficou fechado por 2h
Veja as cidades que registraram temperaturas mínimas nesta madrugada:
 
Clevelândia (PR) -2,4°C ,São José dos Ausentes (RS) -1,7°C, Curitibanos (SC) -1,4°C, Inácio Martins (PR) -1,3°C, São Mateus do Sul (PR) -0,8°C,Vacaria (RS) -0,6°C, Erechim (RS) -0,4°C.

Frio no Sudeste

A região Sudeste registra tempo nublado a encoberto com trovoadas em Minas Gerais, Espírito Sanro e Rio. Já na região de São Paulo há pancadas isoladas no norte e leste. A tendência, segundo o Inmet, é declínio da temperatura. Nesta quarta-feira, por exemplo, temperaturas oscilam entre 9°C e 14°C na capital paulista.

Ainda em São Paulo, com base no monitoramento do Centro de Gerenciamente de Emergências (CGE), foi decretado estado de alerta por baixas temperaturas a partir das 7h25. A sensação térmica era apenas 6ºC, no início da manhã. O frio persiste durante todo o dia.


Já no Rio de Janeiro, a forte chuva e a neblina fecharam o Aeroporto Santos Dumont por quase 3h. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, por volta das 8h, na estação do Inmet, instalada em Copacabana, foram registrados ventos de 75 Km/h.

Comentários