BMW S 1000 RR HP4 pode ser usada na rua, mas a pista é seu verdadeiro habitat
As motocicletas superesportivas -- principalmente as de 1000 cilindradas -- não param de evoluir e estão cada vez mais rápidas e melhor preparadas para as pistas.
Mesmo assim, o motociclista que compra um desses modelos precisa fazer
vários ajustes na moto antes de acelerá-la em um autódromo. Suspensão, freios e
principalmente motor recebem atenção especial dos mecânicos para deixar a motocicleta pronta para
encarar um dia de acelerações e frenagens fortes, sempre no limite.
No entanto, a rápida evolução da indústria de superesportivas pode deixar os preparadores preocupados com a falta de clientes. Esse é o caso da HP4. Depois de lançar a S 1000 RR em 2009 e ditar tendência no segmento, com muita potência e tecnologia embarcada, a BMW apresenta agora a S 1000 RR HP4. A nova motocicleta é derivada da linha “HP” -- de High Performance -- que começou em 2005 com os modelos HP2 Enduro, HP2 Megamoto e a HP2 Sport. No entanto, a HP4 é a primeira moto da classe a ter quatro cilindros.
No entanto, a rápida evolução da indústria de superesportivas pode deixar os preparadores preocupados com a falta de clientes. Esse é o caso da HP4. Depois de lançar a S 1000 RR em 2009 e ditar tendência no segmento, com muita potência e tecnologia embarcada, a BMW apresenta agora a S 1000 RR HP4. A nova motocicleta é derivada da linha “HP” -- de High Performance -- que começou em 2005 com os modelos HP2 Enduro, HP2 Megamoto e a HP2 Sport. No entanto, a HP4 é a primeira moto da classe a ter quatro cilindros.
Sua principal característica é o baixo peso: apenas 169 kg com o tanque vazio
(na versão tradicional a moto pesa 178 kg). E os diferenciais não param por aí:
pintura especial, painel de instrumentos exclusivo com o logo “HP4”, ponteira
Akrapovic, rodas de alumínio, suspensão eletrônica DDC (Dynamic Damping
Control), além de itens que já faziam parte da S 1000 RR, como controle de
tração, controle de arrancada (Launch Control) e freios ABS -- que na HP4 foram
ajustados para uso de competição, com os modos “Rain”,”Sport”,”Race”
e”Slick”.
TECNOLOGIA
Buscando deixar a S 1000 RR ainda mais endiabrada, a BMW equipou a HP4 com o Dynamic Damping Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico inédito como item de série em motocicletas que utiliza sensores paraverificar as condições do pavimento, regulando as suspensões
de acordo com o piso em que a moto está rodando. A tecnologia visa o máximo de
desempenho nas pistas, mas a BMW faz questão de lembrar que a eletrônica também serve para
ajudar pilotos comuns em estradas.
Buscando deixar a S 1000 RR ainda mais endiabrada, a BMW equipou a HP4 com o Dynamic Damping Control (DDC), um sistema de amortecedor eletrônico inédito como item de série em motocicletas que utiliza sensores para
Outra novidade é o Race ABS, que já equipava a S 1000 RR, mas que foi
aperfeiçoado. Os modos Rain, Sport e Race permanecem iguais, mas o modo Slick
foi revisto e, segundo a marca, está mais sensível e eficiente, assim como o
controle de tração (DTC). A BMW o manteve na HP4, mas no modo Slick esta
eletrônica poderá ser ajustada de acordo com as condições da pista e a
preferência do piloto.
Também está incluso na nova versão a função controle de largada (Launch
Control), que no modo Slick garante que a roda dianteira não saia do chão (ideal
para largadas) e o shift assistant, que permite trocar marchas sem a embreagem e
desacelerar.
MESMA FORÇA, MENOS PESO
Se a intenção é otimizar o desempenho nas pistas, qualquer redução de peso é bem-vinda. A BMW começou o “regime” instalando rodas de alumínio forjadas e um suporte da coroa mais leve, que economizaram 2,4 kg em relação a S 1000 RR convencional. Outro item que contribuiu para a dieta foi o sistema de exaustão: todo em titânio, o sistema de escapamento da Akrapovic ajudou com a perda de 4,5 quilos, além de alterar a curva de torque, favorecendo as médias rotações -- o restante do regime foi proporcionado por algumas peças em fibra de carbono e outras mais leves, como a mesa que traz a inscrição HP4 e o número de série da moto, por exemplo.
Se a intenção é otimizar o desempenho nas pistas, qualquer redução de peso é bem-vinda. A BMW começou o “regime” instalando rodas de alumínio forjadas e um suporte da coroa mais leve, que economizaram 2,4 kg em relação a S 1000 RR convencional. Outro item que contribuiu para a dieta foi o sistema de exaustão: todo em titânio, o sistema de escapamento da Akrapovic ajudou com a perda de 4,5 quilos, além de alterar a curva de torque, favorecendo as médias rotações -- o restante do regime foi proporcionado por algumas peças em fibra de carbono e outras mais leves, como a mesa que traz a inscrição HP4 e o número de série da moto, por exemplo.
O motor traz a mesma arquitetura da S 1000 RR: 999 cm³, quatro cilindros em
linha e refrigeração líquida, capaz de produzir 193 cv a 13.000 rpm e 11,5 kgfm
de torque a 9.750 rpm. A diferença foi a redistribuição do torque. Segundo a
BMW, as faixas entre 6.000 e 9.750 entregam mais “força” que na S 1000 RR e os
modos Rain, Sport, Race e Slick despejam todos os 193 cv ao piloto, com a mesma
curva de aceleração, favorecendo a tocada esportiva -- enquanto na S 1000 RR a
entrega de potência é diferenciada em cada modo.
Se todas as alterações na HP4 ainda não forem suficientes para se divertir em uma pista, a BMW disponibiliza acessórios para deixá-la ainda mais invocada. Chamado de pacote de competição, o kit conta com peças em carbono, pedaleiras mais esportivas, manetes de freio e embreagens de alto desempenho, rodas com acabamento em azul metálico e um kit de adesivos especiais.
NO BRASIL?
O painel de instrumentos é completo e traz informações de funcionamento do DDC, DTC e o Launch Control, por exemplo. A BMW HP4 começará a ser comercializada na Europa no fim do ano e ainda não teve seu preço divulgado -- a S 1000 RR é vendida por cera de 15.000 euros, aproximadamente R$ 40 mil, e a imprensa europeia diz que a HP4 chegará por cerca de 20.000 euros, ou R$ 52.000. Segundo a assessoria da BMW Brasil, ainda não há planos para trazer a HP4 ao país.
Se todas as alterações na HP4 ainda não forem suficientes para se divertir em uma pista, a BMW disponibiliza acessórios para deixá-la ainda mais invocada. Chamado de pacote de competição, o kit conta com peças em carbono, pedaleiras mais esportivas, manetes de freio e embreagens de alto desempenho, rodas com acabamento em azul metálico e um kit de adesivos especiais.
NO BRASIL?
O painel de instrumentos é completo e traz informações de funcionamento do DDC, DTC e o Launch Control, por exemplo. A BMW HP4 começará a ser comercializada na Europa no fim do ano e ainda não teve seu preço divulgado -- a S 1000 RR é vendida por cera de 15.000 euros, aproximadamente R$ 40 mil, e a imprensa europeia diz que a HP4 chegará por cerca de 20.000 euros, ou R$ 52.000. Segundo a assessoria da BMW Brasil, ainda não há planos para trazer a HP4 ao país.
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