As Colinas de Chocolate nas Filipinas

As Colinas de Chocolate são uma formação geológica excepcional na ilha Bohol, uma ilha e província das Filipinas.


São 1.776 colinas de feitio cônico com tamanhos que variam entre aproximadamente 100 e 500 metros de altura com abóbadas que podem ter até 120 metros de extensão, cobrindo uma área de mais de 50 km². Elas são resguardadas por uma espécie de gramínea verde, que durante a estação seca, assumem um tom amarronzado, o que deu origem ao nome do local.


As Colinas de Chocolate são a principal atração turística de Bohol e estão estampadas até mesmo na bandeira da província. Muitas das pessoas que vêem a região não acreditam que a paisagem não tenha sido feita ou modificada pelas mãos humanas.
 
 
Mas não há outra formação natural sequer semelhante com as Colinas de Chocolate no mundo e a idéia da intervenção do homem logo é abandonada, já que o esforço necessário para a suposta construção de tais fenômenos seria muito, mas muito mesmo, superior ao esforço gasto na construção, por exemplo, das pirâmides do Egito.
 

Existem inúmeras hipóteses de como surgiram as Colinas de Chocolate. Há algumas que afirmam que ocorreu uma meteorização (decomposição de rochas e solos por ação de efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição ao ambiente) do calcário, vulcanismo suboceânico, aumento do nível dos mares e uma teoria mais recente que diz que as colinas resultaram de um antigo vulcão que se explodiu e despejou gigantes blocos de rochas que posteriormente foram cobertos por calcário do fundo dos oceanos.
 

Quem pretende viajar para as Colinas de Chocolate deve ir para o município de Carmen, que possui uma população estimada de 43 mil habitantes.

Comentários