O órix ou guelengue-do-deserto

O órix ou guelengue-do-deserto (Oryx gazella) é um grande antílope africano. É também chamado de gemsbok, nome de origem neerlandesa, que significa camurça.
 
É um animal que vive em pequenos grupos em lugares secos ou em grandes grupos em uma região desértica.
 
A lenda do unicórnio pode ter surgido de imagens de órixes de lado, no momento que a silhueta dos dois chifres se alinham. Gazella referente a palavra africana para denominar as espécies do gênero Gazella, pertencentes a uma subfamília distinta, vindo a significar esbelto, elegante, de qualidade.
É um grande antílope africano. É também chamado de gemsbok, nome de origem neerlandesa, que significa camurça, porém os dois animais não são parentes próximos. Habitam desertos e planícies áridas, juntando-se frequentemente em grandes manadas. A sua pelagem é acinzentada, parecendo mais ou menos acastanhada dependendo da incidência da luz.
Têm uma excelente audição e podem detectar um som na distância de 1 quilômetro.
Quando atacados, eles se defendem com os seus chifres.

Características:
Comprimento: até 2m, mais de 45 cm de cauda
Comprimento dos chifres: cerca de 1m o do macho e
1,15m o da fêmea
Tempo médio de vida: 20 anos
Distribuição:Vivem em pequenos grupos na Namíbia, Botsuana e África do Sul. Grandes números existem em localidades privadas, especialmente em Parques e Áreas Protegidas.
Animal-símbolo da Namíbia !



Ficheiro:Oryx Gazella Namib Desert.jpg 
 
ALIMENTAÇÃO:
Têm uma dieta vasta, como grama, frutas, raízes, tubérculos e, às vezes, cebolas ou melões selvagens, quando querem beber água e não encontram.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO:
É uma espécie em risco e dependente de conservação (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Em alguns locais, tem-se verificado um declínio nas populações devido à caça e apenas existe um número considerável de indivíduos em áreas protegidas.

Comentários