Balneário Santa Helena: praia e lazer no Oeste do Paraná

O município de Santa Helena (PR) tem pouco mais de 20 mil habitantes, mas no verão ganha a visita de muitos turistas, vindos principalmente do interior do Estado. O maior atrativo desta pequena cidade é seu belo e imenso balneário, localizado às margens do maior lago artificial do mundo, o Lago de Itaipu. Santa Helena fica na região Oste do Paraná, a 120 Km de Foz do Iguaçu e a 465 km de Londrina.




Divulgação
 
 


Conhecida como "Terra das Águas", Santa Helena tem praia durante quase todo o ano, já que na região mais de 80% dos dias do ano são de muito sol e calor. O local tem águas calmas e limpas, usadas tanto para banho quanto para esportes náuticos.

O lago também possui muitos lugares apropriados para a prática da pesca esportiva. As principais espécies encontradas são o Tucunaré (peixe de superfície) e a Corvina (peixe de profundidade).


Divulgação


Além da praia, no balneário o turista encontra áreas especiais para descansar com a família e os amigos. A estrutura inclui quiosques cobertos, com churrasqueira, mesas e pia; áreas de camping com água, energia, mesas, churrasqueiras, pias e tanques para lavar roupas; quadras esportivas; banheiros; parques infantis; calçadão para passeios; lanchonetes e restaurantes.

Cristo Esplendor
Divulgação


Um monumento contempla a grande religiosidade da comunidade de Santa Helena. Uma estátua de Jesus Cristo é um convite a fiéis de todas as religiões e crenças. A obra foi iniciada em 1999 e concluída em 2004. A estátua tem 12 metros de altura. É a maior estátua de bronze da América Latina. O local contaa com rampa, para auxiliar a subida dos visitantes e fiéis. Localização: prolongamento da Rua Argentina, sentido Porto Internacional.

Refúgio Biológico

O Refúgio Biológico é uma ilha no Lago de Itaipu, com área de aproximadamente 1.500 hectares, local onde foram colocados grande parte dos animais capturados na época do alagamento. Esses animais podem ser vistos durante passeios pelas trilhas existentes em meio à mata.

Painel Histórico

O Painel Histórico, ladeado por uma cascata de água, está localizado na Praça Central da cidade e foi feito pelo renomado artista plástico Lenzi Junior.

Gastronomia

Dona de um povo alegre e hospitaleiro, Santa Helena cultiva a tradição gastronômica vinda do Sul do Brasil, sendo o Costelão seu prato típico. A iguaria é feita com costela de boi assada inteira em fogo de chão.

Outro prato que surgiu recentemente no município, e que teve aprovação unânime dos turistas é a alcatra bovina assada inteira. Esse prato é servido em maio, na festa de aniversário do município, e o Costelão em novembro, na abertura da temporada de verão.

Comentários