Você sabe lavar as mãos corretamente? Leia e comprove

Moedas, corrimãos de escadas, maçanetas, botões de elevador e telefones são apenas alguns exemplos de itens compartilhados por muitos e que podem facilitar a transmissão de infecções como diarreia, viroses respiratórias, gripe convencional e H1N1, entre muitas outras.



A higienização das mãos está entre as medidas de prevenção mais eficazes, mas, apesar de a grande maioria das pessoas reconhecer a importância desse hábito, muitas não sabem praticá-lo corretamente.

A Organização Mundial da Saúde afirma que a limpeza apropriada das mãos é considerada a mais eficaz ação isolada para reduzir as infecções", acrescenta o infectologista do Prontobaby

Quando lavar as mãos
 
É comum que as pessoas se lembrem de lavar as mãos depois de usar o banheiro e antes de fazer as refeições. Porém, esses não são os únicos momentos nos quais estamos expostos a vírus e bactérias que podem causar doenças.

Qualquer contato com superfície ou objeto manuseado por outras pessoas pode ser um meio de transmissão de agentes patogênicos. "Ao levarmos a mão à boca, esfregarmos os olhos ou coçarmos o nariz, colocamos as mucosas dessas áreas em contato com esses micro-organismos. Por isso é tão importante ficarmos atentos à limpeza correta das mãos", orienta André Ricardo.
 
Álcool em gel

Desde a última epidemia da gripe H1N1, em 2009, o uso do álcool em gel para a higienização das mãos tem se tornado mais frequente. Essa é uma medida positiva, que reduz as possibilidades de infecção por contato com vírus e bactérias.

O infectologista chama atenção para o fato de que a concentração de álcool deve ser de 70% para garantir a sua eficiência. Além disso, o produto deve ser específico para a higienização das mãos, ou seja, o álcool usado para a limpeza doméstica não serve. "Mas não adianta passar um pouco de álcool em gel apenas nas palmas das mãos. A técnica deve ser a mesma utilizada na lavagem com água e sabão" ensina o infectologista.
 
Como lavar as mãos corretamente
 
  • Use água corrente e sabonete (líquido ou em barrinhas individuais para uso único);
  • No tempo de 10 a 15 segundos lave a palma da mão, dorso, entre os dedos, debaixo das unhas, polegares e pulsos;
  • Enxágue até eliminar toda a espuma;
  • Seque bem com toalha limpa ou descartável;
  • A higienização também pode ser feita com o álcool em gel (com concentração de álcool a 70%).

Comentários