segunda-feira, 28 de maio de 2012

Onça-parda ou sussuarana (Felis concolor)

A Suçuarana é um animal solitário e prefere viver em um lugar de difícil acesso como florestas, desertos e montanhas.       


Onça-parda ou sussuarana


Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Nome científico: Felis concolor
Nome vulgar: Onça-parda ou sussuarana
Categoria: Ameaçada

Características:
A Suçuarana é um animal solitário e prefere viver em um lugar de difícil acesso como florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer. O carneiro selvagem, o veado e o caititu constituem suas presas habituais. Os adultos se comunicam por meio de uma espécie de silvo estridente. A fêmea tem a cria em cavernas ou em cepos ocos.

Os filhotes abrem os olhos com dez dias e ficam com a mãe até os 20 meses. Período de vida 12 anos. Maturidade sexual de 2 para 3 anos. Gestação de 90 a 96 dias. Números de filhotes: de 01 a 04, nascem pintados com manchas escuras no corpo.

Hábitos:
Crepuscular, noturno, arborícola e terrestre. Hábitos alimentares carnívoros e ictiófago.

Habitat:
Campo, floresta e montanha. Comportamento solitário em par e sedentário. Seu pêlo é em geral bege rosado, mais pode ser cinza, marrom ou cor de ferrugem. O comprimento do pêlo varia conforme o habitat, vai de curto a muito longo. A sussuarana está a vontade em cima das árvores; equilibra-se com a cauda felpuda ao saltar de galho em galho.

Altura: Aproximadamente 63 cm

Peso: Até 100 kg

Comprimento: 1.20 de corpo e 65 cm de cauda
Ocorrência Geográfica:
América do Norte, América do Sul e América Central. No Brasil, é encontrada em todos os Biomas

Categoria/Critério:
Espécie ameaçada de extinção de acordo com a lista oficial do IBAMA. Apêndice I da CITES. Ameaçada criticamente em perigo-destruição de habitat, caça, populações pequenas, isoladas e em declínio.
Observações adicionais:
Conta-se que uma só sussuarana matou 15 carneiros selvagens durante uma saída para caçar. Por outro lado, ela raramente ataca o homem e tem tanto medo de cães que sobe em árvores para escapar deles quando acuada.

Cientista que descreveu: Linnaeus, 1771
Fonte: MMA/SINIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas