sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Veja dez motivos para começar a andar de bicicleta


1. É indicado para qualquer idade - andar de bicicleta pode reunir a família inteira. "No começo as pessoas aprendem a andar apenas como um hobby, depois vira um hábito, uma atividade física e até meio de transporte", afirma Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012. Mas antes de começar a praticar o exercício não se esqueça de fazer um alongamento e buscar acompanhamento médico.

2. Trabalha o corpo inteiro e ajuda a desintoxicar - ao pedalar, todo o organismo é trabalhado e a circulação sanguínea aumenta nos rins, órgão que ajuda a mandar embora todos os excessos. Portanto é preciso aumentar a quantidade de líquido durante a prática da atividade. "A sudorose também funciona como desintoxicante", afirma Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012.

3. Ajuda a emagrecer - aliado a uma dieta balanceada e adequada, pedalar de 30 a 40 minutos por dia colabora com a perda de peso. "O exercício aumenta o metabolismo e a circulação, isso ajuda a queimar calorias e permite que os tecidos de todos os músculos consumam a energia necessária", aponta Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012. Neto também destaca que praticar exercícios leva a hábitos mais saudáveis. "A pessoa começa a comer melhor, beber a quantidade de água necessária e acaba evitando o álcool e o cigarro", comenta.

4. Aumenta a resistência contra doenças - com a melhora na contração cardíaca, o sistema imunológico fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos. Além disso, o médico Hassan Ahmed Yassine Neto destaca que a prática melhora o humor, o que também interfere na imunidade.

5. Previne infarto e diabetes - de acordo com Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012, além de melhorar a contração do coração, andar de bicicleta também evita o infarto. O exercício faz com que a glicemia seja diminuída e isso ajuda a controlar o diabetes, um dos fatores de risco para o coração.

6. Combate o estresse - o ciclismo ajuda a combater tensões e a depressão, de acordo com o médico e ciclista Hassan Ahmed Yassine Neto. Isso porque a prática da atividade libera endorfina, substância que deixa a pessoa mais relaxada e feliz. "É preciso apenas 30 ou 40 minutos de exercício para ter essa substância liberada no corpo", revela.

7. Combate a hipertensão - andar de bicicleta ajuda a controlar a pressão arterial. "É claro que a pessoa não poderá deixar de tomar a medicação reocmendada, mas o ciclismo ajuda a dilatar e tonificar os vasos sanguíneos", explica Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012.

8. Reduz o colesterol e os triglicérides - a prática diminui a gordura que fica armazenada no organismo. "Pedalar regula o consumo de depósitos inadequados de gordura e açúcar, o que é um benefício pra quem tem diabetes e colesterol alto", explica o médico Hassan Ahmed Yassine Neto, do Hospital e Maternidade São Luiz.

9. Ajuda os pulmões - as pedaladas aumentam a frequência cardíaca e melhoram a oxigenação dos pulmões, portanto muitos médicos indicam o exercício para quem sofre de certas doenças respiratórias. "Quando você pratica esporte são liberadas substâncias que ajudam a prevenir crises de asma, bronquites e outras doenças", destaca o coordenador médico do World Bike Tour 2012.

10. Tonifica os músculos e ajuda a chapar a barriga - além de trabalhar os músculos da perna durante as pedaladas, outras áreas como coxa, panturrilha e costas são ativadas. "Andar de bicicleta exige postura e sustentação, portanto o abdome e as costas precisam estar tonificados para aguentar o exercício", completa Hassan Ahmed Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital e Maternidade São Luiz e coordenador médico do World Bike Tour 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EstampsCamisetas