Pão Sírio (Pita)


Pita ou pão sírio, como é mais conhecido no Brasil, é um pão achatado feito com farinha de trigo. Este pão tem origem árabe e foi introduzido no Brasil no início do século passado por imigrantes sírio-libaneses. Daí o nome "abrasileirado": Pão Sírio.



Acredita-se que os primeiros pães a serem elaborados pelo homem assemelhavam-se ao pão sírio, pois tratavam-se de misturas de farinha de trigo e água, ainda sem o uso da fermentação, assadas sobre brasas ou pedras quentes, sem o uso formas, gerando um pão achatado.

A forma do pão sírio é adequada à cultura alimentar árabe, que tem o costume de alimentar-se com as mãos. O pão acaba servindo como utensílio para levar à boca outros alimentos: carne, legumes...

Uma curiosidade: estes pães durante o cozimento inflam, resultado da gelatinização e formação da casca que impede a saída dos gases interiores, produzidos pelo fermento e do vapor de água da massa, resultando em miolos "ocos", perfeitos para serem recheados.

A receita original é do Curso de Panificação do CEFET/SC.

Ingredientes:

6 e 1/4 xícaras de chá de farinha de trigo;1 envelope (10 gramas) de fermento biológico seco instantâneo;1 colher de sopa de açúcar;1 colher de sopa de sal;5 ovos;25 ml de óleo de soja;150 ml de água.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos (farinha, fermento, açúcar e sal), homogeneizando a mistura. Obs.: Não colocar o fermento em contato direto com o sal, pode-se desidratá-lo;
Incorpore à mistura, um a um, na seguinte seqüência os demais ingredientes, homogeneizando-os: água, ovos e óleo;

Sove a massa vigorosamente para a formação do glúten, até obter ponto de véu;
Molde uma bola e deixe-a fermentar numa vasilha fechada por uma hora ou até dobrar de volume;
Sove a massa por alguns instantes para retirar as bolhas de gás formadas na fermentação;
Molde a massa em forma de cilindro com aproximadamente 8 centímetros de diâmetro;
Recorte-o em fatias com 1 centímetro de espessura;

Polvilhe farinha de trigo sobre a mesa para a realização da modelagem;
Com as mãos ou com o auxílio de um rolo de massa, abra cada fatia, obtendo discos com aproximadamente 14 centímetros de diâmetro;

Polvilhe farinha de trigo sobre os discos;
Coloque-os em formas rasas para o cozimento;
Asse-os em forno pré-aquecido a 250 graus, por aproximadamente 8 minutos. Dica: Colocar uma pequena forma com água no fundo do forno, gerando uma atmosfera úmida, a qual favorecerá a crocância da casca e evitará a perda da umidade da massa.


Os pães sírios elaborados ficaram bons... bom formato, boa textura. A receita gerou 12 pães. Alguns pães não inflaram tanto e, conseqüentemente, os seus miolos não ficaram tão ocos, o que facilita na hora de recheá-los, mas nada tão sério que impedisse a sua degustação.

Comentários