Fossa: um tímido animal de Madagascar

Encontrado apenas na ilha de Madagascar, este belo animal é a Fossa. De nome científico Cryptoprocta ferox, ele é considerado o maior mamífero carnívoro da ilha.




Com aparência de gato, sua coloração é um castanho-avermelhado e sua agilidade para caçar surpreende qualquer um. Alimentando-se de aves, anfíbios e mamíferos (principalmente os lêmures) o feroz felino salta sobre eles com uma rapidez comparada a de um raio e então devora sua presa


Por sua vida solitária e sua enorme timidez (vivendo escondido na mata), o Fossa acabou confundindo os cientistas que pensavam que ele era um bicho apenas noturno. Ativo também durante o dia, este animal pode ser ótimo para escalar árvores, devido às suas garras curtas e retráteis.

É no verão que eles costumam se acasalar. A fêmea vai para o topo de uma árvore enquanto os machos, atraídos pelo seu cheiro, ficam nos galhos de baixo brigando para conquistá-la. Após o mais forte ganhar, entre milhares de disputas, eles finalmente procriam.

Depois de algumas semanas, ela desce da árvore e prepara um ninho de folhas para dar à luz aos novos Fossas. Na maioria, de dois a quatro filhotes nascem. Eles são amamentados e criados pela mãe até obterem autonomia para caçar com as próprias pernas.

Nos últimos 20 anos, o número de população dos Fossas diminui aproximadamente 30%. Isso lhe rendeu o status de "vulnerável "pela lista vermelha da IUCN , desde 2008. A destruição de seu habitat é a causa principal.

Comentários