Preikestolen ou Lysefjorden-Noruega

Lysefjorden, localizado na comuna de Forsande, no sudoeste do país. Lysefjorden significa “O Fiorde Claro” (a partícula “en” é um artigo definido) e essa etimologia se deve à composição da formação: ao longo de seu percurso, apresenta várias rochas de granito em tons bem claros.





Lysefjorden se estende por 42 quilômetros pelo continente e em alguns pontos, as montanhas a seu redor podem chegar mais de mil metros de altura.Uma das partes mais imponentes do Lysefjord é a Montanha Kjerag, que chega a 1.110 metros acima do fiorde. Uma das principais atrações de Kjerag é Kjeragbolten, uma pedra gigantesca que conecta duas montanhas sem qualquer suporte.



Mas a grande atração da montanha e, provavelmente a maior atração natural turística de todo o Lysefjord é Preikestolen: uma falésia a 604 metros sobre o fiorde que parecida ter sido esculpida por um objeto cortante gigantesco, devido a sua inclinação. O topo da falésia é quadrado e quase plano e tem aproximadamente 25 metros de comprimento por 25 metros de largura.


Preikestolen significa “A Rocha do Púlpito” e, durante os meses de verão de 2006, recebeu cerca de 95 mil visitantes.

Esses milhares de pessoas enfrentaram uma trilha que começa no albergue Preikestolhytta Youth, a 270 metros de altitude e enfrentam os 334 metros restantes para se chegar ao topo da falésia. Parece fácil.Não é.


Os 334 metros de subida se estendem por um caminho de 3,8 quilômetros extremamente íngremes, que possuem mais subidas e descidas do que se pode imaginar. A caminhada leva no mínimo uma hora, mesmo para os mais experientes, mas quem não está acostumado a fazer um percurso tão dificultoso ou simplesmente quer aproveitar cada momento, leva até quatro horas.

Mas devido ao nível de dificuldade de exercício, muitas pessoas retornam ao albergue, por não conseguirem suportar tal prática. Mas quem chega ao topo não pode reclamar: a vista sobre Preikestolen é considerada uma das mais belas que o nosso planeta pode proporcionar.

Comentários