Quem sabe fazer café pode até falar que não existe qualquer segredo no preparo, mas isso não é verdade. Quem nunca foi vítima de um café praticamente intragável ou tomou um café que, de tão bom, valeu uma segunda rodada?
E a questão pode estar muito além do equilíbrio entre água e pó. A qualidade dos grãos, o tipo de água, a forma de filtrar e até os complementos podem mudar completamente o sabor da bebida. Quer dominar a arte de fazer café? Então confira dicas da marca Melitta, que ensina passo a passo como preparar e extrair o máximo sabor do bom e velho cafezinho.
Água precisa ser filtrada
Não ferva a água
Esquente a água até começar a borbulhar. Desligue e deixe descansar por 1 minuto. Em seguida, comece a passar a água pelo centro do coador. Deixe um fio de água cair e vá fazendo círculos com a água até chegar nas extremidades do filtro. Espere alguns segundos até toda a água passar pelo filtro. O ar preso entre as partículas de pó levantará algumas bolhas. Ótimo, assim o café será melhor extraído pela água. Despeje água novamente pelo centro, em círculos, em direção às extremidades do filtro. Apenas não passe de 5 minutos, para que a filtragem excessiva não torne seu café amargo.
Café bom é tomado puro
Um café de qualidade não precisa ser adoçado. Ao adoçar a bebida, você mascara características naturais dela, como corpo, aroma e acidez. Se mesmo assim você fizer questão de adoçar a bebida, prefira o açúcar, mas use com moderação. O adoçante deve ser a primeira opção para quem precisa controlar a ingestão de doces ou calorias, como portadores do diabetes.
Acerte na proporção
Para o café em pó com filtro de papel, a proporção é de aproximadamente uma colher de sopa de pó de café (rasa) para cada 100 ml de água.
Consuma na hora
Passe a bebida no momento em que for tomá-la. Após 20 minutos no bule ou em uma hora na garrafa térmica, o café oxida. Isso faz com que a bebida perca algumas características sensoriais. Caso precise colocar o café na garrafa, a tática é escaldar o recipiente antes. Derrame água fervente no interior dele e depois o esvazie na pia. Dessa forma, quando você despejar o café, ele ficará quente por mais tempo.
Filtro de papel x coador de pano

O filtro de papel é mais higiênico, desde que não seja reutilizado. O coador de pano, entretanto, costuma deixar o café mais encorpado, pelo fato de o tecido permitir que o líquido passe mais facilmente por suas paredes. Se você optar pelo modelo de pano, lave o coador com água quente antes e depois do uso e troque o utensílio com regularidade. (Com informações do Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)
Comentários
Postar um comentário